{"id":13864,"date":"2023-05-09T05:48:07","date_gmt":"2023-05-09T08:48:07","guid":{"rendered":"https:\/\/www.cora.com.br\/blog\/?p=13864"},"modified":"2023-05-09T05:52:34","modified_gmt":"2023-05-09T08:52:34","slug":"como-cobrar-um-cliente-que-esqueceu-de-pagar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.cora.com.br\/blog\/como-cobrar-um-cliente-que-esqueceu-de-pagar\/","title":{"rendered":"Como cobrar um cliente que esqueceu de pagar: 5 exemplos de mensagens e dicas pr\u00e1ticas"},"content":{"rendered":"

Entender como cobrar um cliente que esqueceu de pagar \u00e9 algo bastante importante para pessoas empreendedoras que querem garantir que a sa\u00fade financeira das<\/a> suas empresas esteja sempre em dia.\u00a0<\/span><\/p>\n

Essa situa\u00e7\u00e3o \u00e9 bastante delicada. Afinal, se a mensagem enviada tiver um tom muito agressivo, o consumidor pode se aborrecer e nunca mais comprar com voc\u00ea, deixar de indicar seu produto ou servi\u00e7o para outras pessoas ou at\u00e9 mesmo escrever feedbacks negativos na internet sobre a empresa.\u00a0<\/span><\/p>\n

Separamos, neste artigo, algumas dicas interessantes e modelos de mensagem que podem contribuir para que essa miss\u00e3o seja bem sucedida e que o cliente tenha uma boa experi\u00eancia em toda a sua jornada de compra (at\u00e9 mesmo na hora de ser cobrado). Confira a seguir!\u00a0<\/span><\/p>\n

Leia tamb\u00e9m | Como cobrar um cliente amigo por mensagem: 5 dicas e modelos de textos\u00a0<\/a><\/p>\n

Como cobrar um cliente que esqueceu de pagar: orienta\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas<\/b><\/h2>\n

O esquecimento sobre uma conta aberta n\u00e3o \u00e9 algo incomum de acontecer no nosso dia a dia. Assim, o primeiro passo na hora de fazer a sua <\/span>gest\u00e3o de cobran\u00e7a<\/span><\/a> \u00e9 <\/span>ter empatia, j\u00e1 que essa \u00e9 uma falha que pode ocorrer com todos n\u00f3s.<\/p>\n

Por outro lado, jamais deixe de cobrar por uma venda ou servi\u00e7o por medo de perder o cliente. Esse cuidado \u00e9 essencial para manter o seu neg\u00f3cio em p\u00e9, evitando preju\u00edzos financeiros consider\u00e1veis.\u00a0<\/span><\/p>\n

Dito isso, vale a pena conhecer algumas estrat\u00e9gias que contribuem para que voc\u00ea consiga realizar a cobran\u00e7a sem afetar o relacionamento de confian\u00e7a que est\u00e1 sendo constru\u00eddo com o consumidor. As principais s\u00e3o:\u00a0<\/span><\/p>\n

1. Preze pela educa\u00e7\u00e3o acima de tudo<\/b><\/h3>\n

Voc\u00ea sabia que, de acordo com o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, constranger ou amea\u00e7ar um cliente \u00e9 crime, com pena de deten\u00e7\u00e3o de tr\u00eas meses a um ano e multa?<\/span><\/p>\n

Portanto, tome muito cuidado com o tom de voz que ser\u00e1 utilizado no texto. Procure usar termos cordiais e trocar, por exemplo, a palavra “d\u00edvida” por “d\u00e9bito” ou “valor em aberto”.\u00a0<\/span><\/p>\n

Tamb\u00e9m deixe claro que voc\u00ea est\u00e1 ali para ajudar a pessoa a regularizar a situa\u00e7\u00e3o do melhor jeito poss\u00edvel para ela.\u00a0<\/span><\/p>\n

2. Em alguns casos, experimente uma abordagem mais impessoal<\/b><\/h3>\n

Caso o consumidor seja algu\u00e9m desconhecido, uma comunica\u00e7\u00e3o mais protocolar e padronizada pode ser uma alternativa interessante.\u00a0<\/span><\/p>\n

Por meio dela, o cliente vai entender que a cobran\u00e7a n\u00e3o \u00e9 algo pessoal, apenas um lembrete de um acerto que ainda precisa ser feito.\u00a0<\/span><\/p>\n

Essas mensagens prontas tamb\u00e9m contribuem para que a pessoa se sinta convidada, e n\u00e3o pressionada, a pagar. Ao final do artigo, vamos falar sobre uma ferramenta gratuita da Cora<\/a> que contribui, e muito, com esse processo.\u00a0<\/span><\/p>\n

3. Sempre que poss\u00edvel, facilite o pagamento<\/b><\/h3>\n

Caso o consumidor esteja com dificuldades financeiras, \u00e9 poss\u00edvel oferecer algumas condi\u00e7\u00f5es especiais para ele acertar os valores em aberto, aumentando as suas chances de receber.\u00a0<\/span><\/p>\n

Redu\u00e7\u00e3o de juros, parcelamento, desconto e formas diversificadas de recebimento s\u00e3o algumas op\u00e7\u00f5es comuns.\u00a0<\/span><\/p>\n

Aqui, n\u00e3o se esque\u00e7a que o seu empreendimento jamais deve sair no preju\u00edzo<\/a>. Ofere\u00e7a apenas condi\u00e7\u00f5es que estejam dentro das possibilidades atuais do seu neg\u00f3cio.\u00a0<\/span><\/p>\n

Outra dica \u00e9 disponibilizar na pr\u00f3pria mensagem o boleto ou um link para pagamento, agilizando o processo para o destinat\u00e1rio fazer a transfer\u00eancia quando for poss\u00edvel.<\/span><\/p>\n

\t\t

\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t