{"id":14830,"date":"2023-09-08T16:10:03","date_gmt":"2023-09-08T19:10:03","guid":{"rendered":"https:\/\/www.cora.com.br\/blog\/?p=14830"},"modified":"2023-09-08T16:11:04","modified_gmt":"2023-09-08T19:11:04","slug":"dia-do-cliente-acoes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.cora.com.br\/blog\/dia-do-cliente-acoes\/","title":{"rendered":"Dia do Cliente: 7 a\u00e7\u00f5es bem-sucedidas e ideias para se inspirar"},"content":{"rendered":"

No Dia do Cliente, a\u00e7\u00f5es especiais podem ser \u00f3timas aliadas para alavancar as vendas. <\/span>Mas como criar essas a\u00e7\u00f5es de forma inteligente e estrat\u00e9gica na data?\u00a0<\/span><\/p>\n

Neste conte\u00fado, vamos contar como trazer alguns exemplos de a\u00e7\u00f5es que foram verdadeiros sucessos entre os clientes para voc\u00ea se inspirar. Vamos l\u00e1?<\/span><\/p>\n

Leia tamb\u00e9m | <\/span>41 frases do Dia do Cliente para usar no seu neg\u00f3cio<\/span><\/a><\/p>\n

Como surgiu o Dia do Cliente?<\/b><\/h2>\n

Antes de listarmos algumas a\u00e7\u00f5es criativas para o Dia do Cliente que fizeram sucesso, \u00e9 importante deixar claro quando esta data surgiu e com qual objetivo.\u00a0<\/span><\/p>\n

O Dia do Cliente existe desde 2003. A<\/span> data comercial<\/span><\/a> \u00e9 comemorada no Brasil no dia 15 de setembro e foi idealizada pelo empres\u00e1rio ga\u00facho Jo\u00e3o Carlos Rego.<\/span><\/p>\n

O objetivo dele era, com a data, fidelizar e estreitar ainda mais o relacionamento dos consumidores com as empresas, homenageando e agradecendo o p\u00fablico com a\u00e7\u00f5es especiais (sorteios, descontos, brindes, entre outros meios).<\/span><\/p>\n

Leia tamb\u00e9m | <\/span>5 dicas de marketing digital para pequenas empresas<\/span><\/a><\/p>\n

A\u00e7\u00f5es de marketing para o <\/b>Dia do Cliente<\/b>: 7 ideias criativas para se inspirar\u00a0<\/b><\/h2>\n

Selecionamos algumas a\u00e7\u00f5es feitas por empresas de todos os portes (pequenas, m\u00e9dias e grandes), de pizzarias a grandes redes de varejo<\/a>,\u00a0 em edi\u00e7\u00f5es recentes do Dia do Cliente.<\/span><\/p>\n

Assim, \u00e9 poss\u00edvel perceber que todos os tipos de com\u00e9rcios (seja loja online, seja loja f\u00edsica) podem aderir ao Dia do Cliente e pensar em a\u00e7\u00f5es diferenciadas.\u00a0<\/span><\/p>\n

Mas \u00e9 importante deixar claro que essa data \u00e9 diferente do <\/span>Dia do Consumidor<\/span><\/a> (e da Semana do Consumidor), que \u00e9 comemorado em 15 de mar\u00e7o.<\/span><\/p>\n

Outro ponto relevante a se saber, \u00e9 que como o objetivo do Dia do Cliente \u00e9 fidelizar o p\u00fablico, muitas a\u00e7\u00f5es s\u00e3o focadas em descontos, brindes e fretes gr\u00e1tis. E, por isso, geralmente os estabelecimentos com lojas online s\u00e3o os que mais aproveitam a data.\u00a0<\/span><\/p>\n

Confira agora alguns exemplos de a\u00e7\u00f5es para o Dia do Cliente:<\/span><\/p>\n

1. Casas Bahia: ineditismo, pagamento diferenciado e sorteio<\/b><\/h3>\n

Em 2016 a Via Varejo decidiu comemorar o Dia do Cliente unindo a Casas Bahia e o Pontofrio (hoje chamada apenas de Ponto) em um filme publicit\u00e1rio, utilizando a hashtag #todospelocliente.<\/span><\/p>\n

A ideia foi mostrar que as marcas se uniram para fazer boas vendas, homenagear os clientes e trazer ainda mais benef\u00edcios aos consumidores.<\/span><\/p>\n

Apesar de antiga, a a\u00e7\u00e3o foi marcante por se tratar da primeira campanha institucional da Via Varejo unido as empresas.\u00a0<\/span><\/p>\n

Os clientes puderam se beneficiar adquirindo, no Pontofrio (Ponto), ofertas em 18 vezes sem juros no cart\u00e3o da loja.\u00a0<\/span><\/p>\n

J\u00e1 a Casas Bahia possibilitou o pagamento das<\/a> compras em 18 vezes no carn\u00ea, sendo a \u00faltima parcela paga pela rede e com a possibilidade de participar da promo\u00e7\u00e3o \u201cCarn\u00ea Premiado\u201d, que sorteou, na \u00e9poca, 300 pr\u00eamios de R$ 1,5 mil cada.\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n

2. Pizza Prime: produtos gratuitos como brindes\u00a0<\/b><\/h3>\n

Na edi\u00e7\u00e3o de 2022 do Dia do Cliente, a Pizza Prime colocou \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o dos consumidores a promo\u00e7\u00e3o \u201ccompre uma e ganhe outra\u201d, exclusiva para compras pelo aplicativo<\/a> pr\u00f3prio da marca.\u00a0<\/span><\/p>\n

Funcionou assim: na compra de uma pizza de 35cm, o cliente ganhava uma pizza doce de 20cm e um refrigerante de 350 ml.\u00a0<\/span><\/p>\n

3. Amazon: descontos em todas as categorias de produtos e cria\u00e7\u00e3o de um \u201cevento dentro do evento\u201d<\/b><\/h3>\n

A gigante do varejo, Amazon, aproveitou o Dia do Cliente de 2022 para criar o Sald\u00e3o do Cliente.<\/span><\/p>\n

No evento, que durou cinco dias, foram oferecidas mais de 30 mil ofertas em produtos nas categorias <\/span>Livros, Eletr\u00f4nicos, Videogames, Moda, Cozinha, Casa, itens para Beb\u00eas, entre outras.\u00a0<\/span><\/p>\n

Al\u00e9m disso, a Amazon ofereceu descontos exclusivos e parcelamento das compras em at\u00e9 10x sem juros.\u00a0<\/span><\/p>\n

4. Makro: cursos e concursos<\/b><\/h3>\n

Em 2018, o atacadista Makro promoveu uma Semana do Cliente especial em toda a sua rede (na \u00e9poca, eram 74 unidades do Makro).\u00a0<\/span><\/p>\n

Ao todo, 320 cursos foram oferecidos em parceria com o Sebrae e institutos gastron\u00f4micos Aulas de salgados e bolos e de administra\u00e7\u00e3o de fluxo de caixa<\/a> foram alguns deles.\u00a0<\/span><\/p>\n

Al\u00e9m disso, internamente, o Makro organizou um concurso de jingles criados pelos pr\u00f3prios colaboradores das lojas com o tema \u201cpaix\u00e3o por servir\u201d, um dos valores do supermercado e que tem tudo a ver com o Dia do Cliente.\u00a0<\/span><\/p>\n

5. Mercado Livre: frete gr\u00e1tis, descontos e cupons exclusivos para clientes \u201cn\u00edvel 6\u201d<\/b><\/h3>\n

Em 2022, o <\/span>Mercado Livre ofereceu na Semana do Dia do Cliente ofertas com at\u00e9 70% de desconto, milhares de cupons de descontos, entrega r\u00e1pida e frete gr\u00e1tis em compras a partir de R$79.\u00a0<\/span><\/p>\n

Os consumidores assinantes do N\u00edvel 6, programa de fidelidade<\/a> do Mercado Livre, tiveram acesso a cupons exclusivos de at\u00e9 R$ 1.000.\u00a0<\/span><\/p>\n

6. Arena Baby: vouchers de desconto<\/b><\/h3>\n

A <\/span>Arena Baby \u00e9 a primeira franquia de Brech\u00f3 e Outlet Infantil do Brasil. Em 2022, entre os <\/span>os dias 12 e 16 de setembro de 2022, em homenagem ao Dia do Cliente, quem efetuou compras acima de R$ 100,00 ganhou um voucher de R$ 20,00 de \u201cbaby b\u00f4nus\u201d (vale ou cr\u00e9dito que o cliente recebe para trocar nas lojas da marca);<\/span><\/p>\n

J\u00e1 quem gastou acima de R$ 200,00, ganhou o vale de R$ 40,00. E quem gastou acima de R$ 500,00 garantiu um voucher de R$ 50,00 em baby b\u00f4nus.\u00a0<\/span><\/p>\n

7. C4 Gym: isen\u00e7\u00e3o na matr\u00edcula<\/b><\/h3>\n

A rede de academias C4 Gym, que <\/span>tem como proposta manter a ess\u00eancia de academia de bairro, mas com padr\u00e3o de grandes redes,<\/span> ofereceu no Dia do Cliente de 2022, para os novos alunos, um presente especial: isen\u00e7\u00e3o na taxa de matr\u00edcula nas unidades da marca.<\/span><\/p>\n

Dicas para criar a\u00e7\u00f5es eficientes no Dia do Cliente<\/b><\/h2>\n

Com os exemplos das campanhas acima \u00e9 poss\u00edvel tirar algumas \u201cli\u00e7\u00f5es\u201d que podem ser adaptadas a qualquer neg\u00f3cio na hora de fazer uma a\u00e7\u00e3o no Dia do Cliente.\u00a0<\/span><\/p>\n

Em resumo, para criar campanhas de sucesso na data, vale a pena:\u00a0<\/span><\/p>\n