{"id":7717,"date":"2022-05-11T10:52:50","date_gmt":"2022-05-11T13:52:50","guid":{"rendered":"https:\/\/www.cora.com.br\/blog\/?p=7717"},"modified":"2022-05-11T10:53:45","modified_gmt":"2022-05-11T13:53:45","slug":"proposta-de-parceria-comercial","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.cora.com.br\/blog\/proposta-de-parceria-comercial\/","title":{"rendered":"Proposta de parceria comercial: o que \u00e9 e como fazer?"},"content":{"rendered":"

Contar com parceiros \u00e9 sempre importante em v\u00e1rios campos da vida, n\u00e3o \u00e9 mesmo? No dia a dia de quem empreende, ent\u00e3o, nem se fala. Parcerias s\u00e3o sempre bem-vindas quando o assunto \u00e9 alavancar neg\u00f3cios e gerar mais e melhores oportunidades pra todo mundo. <\/span>Um dos caminhos mais f\u00e1ceis para quem busca um parceiro de neg\u00f3cios est\u00e1 na apresenta\u00e7\u00e3o de uma <\/span>proposta de parceria<\/b>. <\/span><\/p>\n

Vamos entender direitinho o que \u00e9 este documento e como fazer um? Confira:<\/span><\/p>\n

O que \u00e9 uma proposta de parceria comercial?<\/b><\/h2>\n

A proposta de parceria \u00e9 um documento que define a uni\u00e3o entre empresas. Seu objetivo \u00e9 explicar e estabelecer todos os pontos de acordo com o objetivo de unir for\u00e7as para, por exemplo, aumentar a qualidade e a disponibiliza\u00e7\u00e3o de produtos, servi\u00e7os ou a\u00e7\u00f5es promocionais.\u00a0<\/span><\/p>\n

Numa proposta de parceria, lembre-se que a jun\u00e7\u00e3o estrat\u00e9gica que voc\u00ea quer construir com um parceiro deve prezar por uma rela\u00e7\u00e3o \u201cganha-ganha\u201d: todos devem \u201csair ganhando\u201d com a parceria \u2013 voc\u00ea, o parceiro e, claro, o cliente!<\/span><\/p>\n

Apesar desse modelo de neg\u00f3cio ser facilitador para empresas ampliarem sua carteira de clientes, um ponto relevante deve ser levado em considera\u00e7\u00e3o: uma corpora\u00e7\u00e3o n\u00e3o deve influenciar na gest\u00e3o da outra.\u00a0<\/span><\/p>\n

Ambas somam esfor\u00e7os para oferecerem um servi\u00e7o de qualidade, por\u00e9m s\u00e3o independentes na sua administra\u00e7\u00e3o e presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os<\/a>.<\/span><\/p>\n

Exemplos de parcerias<\/b><\/h2>\n

Uma oficina mec\u00e2nica especializada em reparos de motores de carros pode se unir a uma auto el\u00e9trica para que sejam oferecidos aos clientes descontos nas manuten\u00e7\u00f5es de ambos os empreendimentos.\u00a0<\/span><\/p>\n

Neste caso, um agrega o trabalho do outro e, desse modo, ambos ganharam – al\u00e9m do cliente \u00e9 claro, que poder\u00e1 desfrutar de dois servi\u00e7os com credibilidade e valores mais atrativos.\u00a0<\/span><\/p>\n

Outro exemplo pode estar num servi\u00e7o est\u00e9tico de extens\u00e3o de c\u00edlios. Neste caso, a pessoa que empreende tem o desejo de ampliar seus servi\u00e7os, mas n\u00e3o teria condi\u00e7\u00f5es de fazer isso por limita\u00e7\u00f5es na sua equipe atual.\u00a0<\/span><\/p>\n

Sem poder contratar mais pessoas, uma sa\u00edda seria a de fechar uma parceria para indica\u00e7\u00e3o de clientes com profissionais de outras \u00e1reas do mesmo segmento: micro pigmenta\u00e7\u00e3o, manicure\/pedicure, esteticista, design de sobrancelhas etc.\u00a0<\/span><\/p>\n

Proposta de parceria: pontos para ficar de olho<\/b><\/h2>\n

Neg\u00f3cios est\u00e3o vez mais est\u00e3o segmentados em nichos para atender seu p\u00fablico-alvo com cada vez mais qualidade e personaliza\u00e7\u00e3o de produtos e servi\u00e7os.\u00a0<\/span><\/p>\n

Neste contexto, fechar parcerias com outros neg\u00f3cios que atuam junto a um mesmo segmento ou p\u00fablico-alvo \u00e9 essencial.\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n

Antes de escolher seu parceiro, entretanto, o empreendedor dever\u00e1 analisar com cuidado com quem ir\u00e1 trilhar esse caminho. Abaixo, vamos te apresentar um passo a passo sobre o que deve ser levado em considera\u00e7\u00e3o antes de elaborar e assinar uma proposta de parceria:\u00a0<\/span><\/p>\n

Pesquise sobre o seu potencial parceiro<\/h3>\n

Leve em considera\u00e7\u00e3o o porte da empresa, o que ela representa junto ao mercado e aos clientes e at\u00e9 mesmo as not\u00edcias relacionadas a a\u00e7\u00f5es realizadas por ela. Lembre-se: o parceiro levar\u00e1 sua identidade empresarial adiante junto com ele.<\/p>\n

Benef\u00edcios para ambas<\/h3>\n

As duas empresas precisam ter um olhar para as oportunidades em potencial; se n\u00e3o existirem vantagens reais, \u00e9 prefer\u00edvel n\u00e3o concretizar a parceria.<\/p>\n

Uni\u00e3o de objetivos, com autonomia na gest\u00e3o<\/h3>\n

Neste modelo de neg\u00f3cio, uma empresa n\u00e3o interfere na gest\u00e3o da outra – escolha com cautela quem ir\u00e1 dividir esse momento com voc\u00ea e deixem bem claros os limites e os campos de atua\u00e7\u00e3o de cada empresa.<\/p>\n

Avaliar a parceria, sempre<\/h3>\n

Procurem avaliar, com regularidade, o quanto a parceria tem sido eficiente. O neg\u00f3cio tem sido vantajoso para todas as partes? Como est\u00e3o os resultados financeiros e\/ou de exposi\u00e7\u00e3o das<\/a> marcas?<\/p>\n

Os dispostos se atraem<\/h3>\n

Quando as vantagens da jun\u00e7\u00e3o n\u00e3o se justificarem mais, terminem com ela. N\u00e3o importa o que rege o contrato: se n\u00e3o h\u00e1 mais interesse de uma ou mesmo de ambas as partes, \u00e9 chegada a hora de renegociar e dar um novo rumo para o seu neg\u00f3cio.<\/p>\n

Foco no cliente<\/h3>\n

Uma parceria \u00e9 uma estrat\u00e9gia de marketing<\/a>. E como qualquer outra, sua constru\u00e7\u00e3o est\u00e1 centralizada no cliente e no que ele procura. Muitas parcerias d\u00e3o errado porque os envolvidos consideram apenas seus interesses financeiros e ignoram as demandas dos seus consumidores.<\/p>\n

Benef\u00edcios de fechar uma parceria comercial<\/b><\/h2>\n