Contar com parceiros \u00e9 sempre importante em v\u00e1rios campos da vida, n\u00e3o \u00e9 mesmo? No dia a dia de quem empreende, ent\u00e3o, nem se fala. Parcerias s\u00e3o sempre bem-vindas quando o assunto \u00e9 alavancar neg\u00f3cios e gerar mais e melhores oportunidades pra todo mundo. <\/span>Um dos caminhos mais f\u00e1ceis para quem busca um parceiro de neg\u00f3cios est\u00e1 na apresenta\u00e7\u00e3o de uma <\/span>proposta de parceria<\/b>. <\/span><\/p>\n Vamos entender direitinho o que \u00e9 este documento e como fazer um? Confira:<\/span><\/p>\n A proposta de parceria \u00e9 um documento que define a uni\u00e3o entre empresas. Seu objetivo \u00e9 explicar e estabelecer todos os pontos de acordo com o objetivo de unir for\u00e7as para, por exemplo, aumentar a qualidade e a disponibiliza\u00e7\u00e3o de produtos, servi\u00e7os ou a\u00e7\u00f5es promocionais.\u00a0<\/span><\/p>\n Numa proposta de parceria, lembre-se que a jun\u00e7\u00e3o estrat\u00e9gica que voc\u00ea quer construir com um parceiro deve prezar por uma rela\u00e7\u00e3o \u201cganha-ganha\u201d: todos devem \u201csair ganhando\u201d com a parceria \u2013 voc\u00ea, o parceiro e, claro, o cliente!<\/span><\/p>\n Apesar desse modelo de neg\u00f3cio ser facilitador para empresas ampliarem sua carteira de clientes, um ponto relevante deve ser levado em considera\u00e7\u00e3o: uma corpora\u00e7\u00e3o n\u00e3o deve influenciar na gest\u00e3o da outra.\u00a0<\/span><\/p>\n Ambas somam esfor\u00e7os para oferecerem um servi\u00e7o de qualidade, por\u00e9m s\u00e3o independentes na sua administra\u00e7\u00e3o e presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os<\/a>.<\/span><\/p>\n Uma oficina mec\u00e2nica especializada em reparos de motores de carros pode se unir a uma auto el\u00e9trica para que sejam oferecidos aos clientes descontos nas manuten\u00e7\u00f5es de ambos os empreendimentos.\u00a0<\/span><\/p>\n Neste caso, um agrega o trabalho do outro e, desse modo, ambos ganharam – al\u00e9m do cliente \u00e9 claro, que poder\u00e1 desfrutar de dois servi\u00e7os com credibilidade e valores mais atrativos.\u00a0<\/span><\/p>\n Outro exemplo pode estar num servi\u00e7o est\u00e9tico de extens\u00e3o de c\u00edlios. Neste caso, a pessoa que empreende tem o desejo de ampliar seus servi\u00e7os, mas n\u00e3o teria condi\u00e7\u00f5es de fazer isso por limita\u00e7\u00f5es na sua equipe atual.\u00a0<\/span><\/p>\n Sem poder contratar mais pessoas, uma sa\u00edda seria a de fechar uma parceria para indica\u00e7\u00e3o de clientes com profissionais de outras \u00e1reas do mesmo segmento: micro pigmenta\u00e7\u00e3o, manicure\/pedicure, esteticista, design de sobrancelhas etc.\u00a0<\/span><\/p>\n Neg\u00f3cios est\u00e3o vez mais est\u00e3o segmentados em nichos para atender seu p\u00fablico-alvo com cada vez mais qualidade e personaliza\u00e7\u00e3o de produtos e servi\u00e7os.\u00a0<\/span><\/p>\n Neste contexto, fechar parcerias com outros neg\u00f3cios que atuam junto a um mesmo segmento ou p\u00fablico-alvo \u00e9 essencial.\u00a0\u00a0<\/span><\/p>\n Antes de escolher seu parceiro, entretanto, o empreendedor dever\u00e1 analisar com cuidado com quem ir\u00e1 trilhar esse caminho. Abaixo, vamos te apresentar um passo a passo sobre o que deve ser levado em considera\u00e7\u00e3o antes de elaborar e assinar uma proposta de parceria:\u00a0<\/span><\/p>\n Leve em considera\u00e7\u00e3o o porte da empresa, o que ela representa junto ao mercado e aos clientes e at\u00e9 mesmo as not\u00edcias relacionadas a a\u00e7\u00f5es realizadas por ela. Lembre-se: o parceiro levar\u00e1 sua identidade empresarial adiante junto com ele.<\/p>\n As duas empresas precisam ter um olhar para as oportunidades em potencial; se n\u00e3o existirem vantagens reais, \u00e9 prefer\u00edvel n\u00e3o concretizar a parceria.<\/p>\n Neste modelo de neg\u00f3cio, uma empresa n\u00e3o interfere na gest\u00e3o da outra – escolha com cautela quem ir\u00e1 dividir esse momento com voc\u00ea e deixem bem claros os limites e os campos de atua\u00e7\u00e3o de cada empresa.<\/p>\n Procurem avaliar, com regularidade, o quanto a parceria tem sido eficiente. O neg\u00f3cio tem sido vantajoso para todas as partes? Como est\u00e3o os resultados financeiros e\/ou de exposi\u00e7\u00e3o das<\/a> marcas?<\/p>\n Quando as vantagens da jun\u00e7\u00e3o n\u00e3o se justificarem mais, terminem com ela. N\u00e3o importa o que rege o contrato: se n\u00e3o h\u00e1 mais interesse de uma ou mesmo de ambas as partes, \u00e9 chegada a hora de renegociar e dar um novo rumo para o seu neg\u00f3cio.<\/p>\n Uma parceria \u00e9 uma estrat\u00e9gia de marketing<\/a>. E como qualquer outra, sua constru\u00e7\u00e3o est\u00e1 centralizada no cliente e no que ele procura. Muitas parcerias d\u00e3o errado porque os envolvidos consideram apenas seus interesses financeiros e ignoram as demandas dos seus consumidores.<\/p>\n Propostas de parcerias podem ser feitas por e-mail ou apresentadas pessoalmente. Mesmo que ela seja feita numa apresenta\u00e7\u00e3o presencial, toda a parte documental \u00e9 essencial para que tudo que est\u00e1 sendo proposto fique claro no papel.<\/span><\/p>\n Na elabora\u00e7\u00e3o da proposta \u00e9 fundamental explicar a ideia central da parceria e quais a\u00e7\u00f5es ser\u00e3o realizadas. Quais as vantagens de se fechar uma parceria com voc\u00ea? N\u00e3o basta apenas dizer o quanto o apoio da companhia \u00e9 importante para o crescimento da sua: destaque o que dar\u00e1 em troca com essa uni\u00e3o.<\/span><\/p>\n Para mostrar esse benef\u00edcio ao parceiro \u00e9 interessante ter dados da sua empresa, como resultados de faturamento, avalia\u00e7\u00f5es e n\u00fameros de neg\u00f3cios, investimentos e lucros<\/a>.\u00a0<\/span><\/p>\n Apresente tamb\u00e9m a estrutura de marketing e relacionamento com o cliente da sua empresa, como site, redes sociais, a\u00e7\u00f5es especiais para capta\u00e7\u00e3o\/ativa\u00e7\u00e3o de clientes etc.<\/span><\/p>\n Evidencie seu p\u00fablico-alvo e a possibilidade de crescimento no mercado dos neg\u00f3cios com a fus\u00e3o dos empreendimentos.<\/span><\/p>\n Parte 1: Dados da sua empresa:\u00a0<\/b><\/p>\n Parte 2: Apresenta\u00e7\u00e3o do seu neg\u00f3cio<\/b><\/p>\n Parte 3: Proposta\u00a0<\/b><\/p>\n Parte 4: A\u00e7\u00f5es<\/b><\/p>\n Parte 5: Benef\u00edcios<\/b><\/p>\n Explique claramente quais ser\u00e3o os benef\u00edcios que voc\u00ea dar\u00e1 em troca pela parceria e suas expectativas caso a uni\u00e3o seja efetivada. Agora que voc\u00ea aprendeu como elaborar a sua parceria, \u00e9 hora de arrega\u00e7ar e colocar as suas ideias no papel.\u00a0<\/span><\/p>\n E falando em parceria, conte com a gente aqui na Cora<\/a>! Nosso compromisso \u00e9 tornar mais f\u00e1cil e descomplicada a vida de quem empreende. J\u00e1 conhece nossa <\/span>Conta PJ<\/span><\/a>? Com ela voc\u00ea tem diversos benef\u00edcios numa plataforma moderna e 100% gratuita. Vem conhecer! \ud83d\ude42<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Contar com parceiros \u00e9 sempre importante em v\u00e1rios campos da vida, n\u00e3o \u00e9 mesmo? No dia a dia de quem empreende, ent\u00e3o, nem se fala. Parcerias s\u00e3o sempre bem-vindas quando o assunto \u00e9 alavancar neg\u00f3cios e gerar mais e melhores oportunidades pra todo mundo. 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Exemplos de parcerias<\/b><\/h2>\n
Proposta de parceria: pontos para ficar de olho<\/b><\/h2>\n
Pesquise sobre o seu potencial parceiro<\/h3>\n
Benef\u00edcios para ambas<\/h3>\n
Uni\u00e3o de objetivos, com autonomia na gest\u00e3o<\/h3>\n
Avaliar a parceria, sempre<\/h3>\n
Os dispostos se atraem<\/h3>\n
Foco no cliente<\/h3>\n
Benef\u00edcios de fechar uma parceria comercial<\/b><\/h2>\n
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Passo a passo: como apresentar uma proposta de parceria<\/b><\/h2>\n
Modelo de Proposta de Parceira\u00a0<\/b><\/h2>\n
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